A Desertificação é definida como processo de destruição do potencial produtivo da terra. O semi-árido brasileiro que compreende quase a totalidade do Nordeste, um pedaço de Minas Gerais e outro do Espírito Santo. As áreas suscetíveis a desertificação abrangem cerca de 1,3 milhões de quilômetros quadrados. Ali, vivem 30 milhões de brasileiros, dos quais sua grande maioria vive abaixo da linha de pobreza. Na maioria dos municípios a expectativa de vida está abaixo da média nacional. Já a mortalidade infantil é alta.
Em conseqüência desse processo, á o despovoamento do campo que vem atingindo arduamente a região semi-árida brasileira, seguindo tendência nacional no que diz respeito ao aceleramento do processo de urbanização, essas pessoas são o que os especialistas chamam de “refugiados ambientais”. Os sertanejos se aventuram em direção às cidades, buscando melhores condições de vida.
Os sintomas básicos da degradação das terras secas são os desequilíbrios entre as relações sociais e os ecossistemas naturais dos quais dependem. Os desertos naturais são importantes para a manutenção do equilíbrio climático. As áreas em desertificação no Brasil são provas do desequilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário